EMEB MARIA APARECIDA AMARO DE SOUZA
|
1 – TEMA
DO PROJETO
|
PRINCIPAIS
DATAS COMEMORATIVAS E
EVENTOS
|
2 –
NOME DO PROJETO
|
TEXTO E CONTEXTO
|
3 – UNIDADE
EXECUTORA
|
EMEB
Maria Aparecida Amaro de Souza
|
4 – SÉRIE
PARTICIPANTE DO PROJETO
|
Alunos de 1º Ano ao 6º Ano, nas disciplinas de
Artes, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História.
|
5 – NÚMERO DE ALUNOS ENVOLVIDOS
NO PROJETO
|
Aproximadamente 280 alunos.
|
6 – RESPONSÁVEL PELO PROJETO |
Professoras responsáveis pelo Projeto:
Alice, Valdiva e Geni
|
7 – JUSTIFICATIVA
|
Nos
dias atuais, em que os meios de comunicação valorizam mais o consumismo, o
individualismo, o egoísmo, o virtualismo, o imediatismo, nada melhor do que
levar para sala de aula diferentes gêneros textuais, tais como canção, poemas, contos clássicos, lendas, gráficos,
entrevistas, obras de artes, imagens, filmes, etc, promovendo a reflexão mais
humanista. Uma vez que estes gêneros textuais, além de trazer conhecimento, desenvolvem
a expressividade, a criatividade, estimulam lidar com o emocional do ser
humano.
Portanto, a contextualizarmos as datas
comemorativas dentro do fazer pedagógico, motivar o aluno a ser parte
integrante e importante no ambiente educacional.
|
8 – OBJETIVOS
|
F Valorizar e estudar os gêneros textuais em sua estrutura
e a sua autoria, reconhecendo-os como forma de comunicação importante na
formação do educando.
F Incentivar e desafiar o educando a ser
agente de interação no espaço social, cultural, promovendo aprendizagens
significativas.
F Favorecer a contextualização dos temas com
o cotidiano do educando, buscando a valorização dos trabalhos na escola.
F Oportunizar o desenvolvimento da linguagem,
interagindo com diferentes gêneros textuais.
F Identificar o uso de multimídias como
recurso indispensável do meio social.
F Interagir com diferentes áreas de
aprendizagem dentro da interdisciplinaridade.
F Desenvolver a atenção, concentração e
raciocínio rápido e produtivo.
F Proporcionar a socialização dos trabalhos
na escola.
|
9 –
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO
|
·
Pesquisa,
estudo e apresentações em datas comemorativas como dia das mães, dia dos
pais, festa junina, dia das crianças e dia do professor.
·
Uso do
laboratório de informática para ouvir, ver e assistir músicas e apresentações
como fonte inspiradora. E a partir dessa motivação desafiar a produção de textos
como: poemas, lendas, fábulas, paródias, contos e músicas.
·
Digitação
dos textos produzidos em sala de aula. Ilustração dos textos com imagens
buscadas na internet.
·
Realização
de jogos educativos e interativos com o conteúdo abordado em sala de aula.
·
Leitura
dirigida silenciosa e em voz alta.
·
Apresentação
de trabalhos na sala de aula, em outras salas e fora da sala de aula com
acompanhamento musical.
·
Confecção
de cartazes e mural para exposição de trabalhos realizados.
·
Realização
de jogos educativos no laboratório de informática.
|
10 – RECURSOS
ENVOLVIDOS NO PROJETO
|
Humanos: professores, alunos e pais.
Materiais: aparelho de som; instrumentos musicais: flauta;
caixa de som; microfone; CDs; fita-cassete; E.V.A.; canetinha; cola;
cola-quente; sulfite; máquina digital, computador; Internet – pesquisa
(Google); cartolina; T.N.T.
|
11 – COMO A
COMUNIDADE ESCOLAR PODE PARTICIPAR DO PROJETO?
|
A comunidade
tem o privilégio de ouvir e ver as apresentações em datas comemorativas como
também pode acompanhar a exposição dos trabalhos no mural da escola.
|
12 – COMO
OS ESTUDANTES “RESPONDERAM” AO PROJETO?
|
Os estudantes participam ativamente dos desafios propostos..
|
13 – PRINCIPAIS
DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO?
|
Verifica-se a necessidade da troca de computadores novos pelos
antigos, pois as máquinas que realmente funcionam são poucas.
|
14 – PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS |
Fotos etc
Nenhum comentário:
Postar um comentário