PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS

A PRODUÇÃO TEXTUAL perpassa praticamente todas as disciplinas como sistematização do conhecimento. É uma atividade que pode ser colocada em prática de diversas maneiras, porém, é interessante que o educando perceba a importância deste fazer pedagógico. Isso varia de acordo com o conteúdo estudado e a disponibilidade de recursos materiais. A partir desse pressuposto, a utilização de diferentes gêneros textuais na aplicação da produção de textos enriquece o trabalho em sala de aula. Como a prática é a melhor forma de aprender a construir bons textos faz-se necessário conhecer os diferentes gêneros textuais, usar temáticas da realidade, da imaginação ou de pesquisa, dentro de uma organização de projeto. Diante disso, procura-se elaborar projetos pedagógicos individualmente ou de preferencia em conjunto com outros educadores, envolvendo o público alvo, utilizando a informática como ferramenta primordial para despertar o interesse dos educandos. Os educados são auxiliados e avaliados o tempo todo enquanto produzem os textos. A avaliação não se limita a princípios normativos da gramática, mas considera o potencial inato de uso da língua. Convém ressaltar que essa metodologia é aplicada tanto na língua Inglesa com na língua Portuguesa.

Professora Alice

quinta-feira, 6 de outubro de 2011




EMEB MARIA APARECIDA AMARO DE SOUZA






1 – TEMA DO PROJETO
     PRINCIPAIS DATAS  COMEMORATIVAS  E  EVENTOS




2 – NOME DO PROJETO
   TEXTO E CONTEXTO   



3 – UNIDADE EXECUTORA
      EMEB Maria Aparecida Amaro de Souza



4 – SÉRIE PARTICIPANTE DO PROJETO
Alunos de 1º Ano ao 6º Ano, nas disciplinas de Artes, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História.


5 – NÚMERO DE ALUNOS ENVOLVIDOS NO PROJETO
      Aproximadamente 280 alunos.


 

6 – RESPONSÁVEL PELO PROJETO


 Professoras responsáveis pelo Projeto: Alice, Valdiva e Geni




7 – JUSTIFICATIVA

      Nos dias atuais, em que os meios de comunicação valorizam mais o consumismo, o individualismo, o egoísmo, o virtualismo, o imediatismo, nada melhor do que levar para sala de aula diferentes gêneros textuais, tais como canção,  poemas, contos clássicos, lendas, gráficos, entrevistas, obras de artes, imagens, filmes, etc, promovendo a reflexão mais humanista. Uma vez que estes gêneros textuais, além de trazer conhecimento, desenvolvem a expressividade, a criatividade, estimulam lidar com o emocional do ser humano.
           Portanto, a contextualizarmos as datas comemorativas dentro do fazer pedagógico, motivar o aluno a ser parte integrante e importante no ambiente educacional.



8 – OBJETIVOS

  1. GERAIS

F Valorizar e estudar os gêneros textuais em sua estrutura e a sua autoria, reconhecendo-os como forma de comunicação importante na formação do educando.

F Incentivar e desafiar o educando a ser agente de interação no espaço social, cultural, promovendo aprendizagens significativas.

F Favorecer a contextualização dos temas com o cotidiano do educando, buscando a valorização dos trabalhos na escola.




  1. ESPECÍFICOS

F Oportunizar o desenvolvimento da linguagem, interagindo com diferentes gêneros textuais.
F Identificar o uso de multimídias como recurso indispensável do meio social.
F  Interagir com diferentes áreas de aprendizagem dentro da interdisciplinaridade.
F Desenvolver a atenção, concentração e raciocínio rápido e produtivo.
F Proporcionar a socialização dos trabalhos na escola.



9 – PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO
·         Pesquisa, estudo e apresentações em datas comemorativas como dia das mães, dia dos pais, festa junina, dia das crianças e dia do professor.
·         Uso do laboratório de informática para ouvir, ver e assistir músicas e apresentações como fonte inspiradora. E a partir dessa motivação desafiar a produção de textos como: poemas, lendas, fábulas, paródias, contos e músicas.
·         Digitação dos textos produzidos em sala de aula. Ilustração dos textos com imagens buscadas na internet.
·         Realização de jogos educativos e interativos com o conteúdo abordado em sala de aula.
·         Leitura dirigida silenciosa e em voz alta.
·         Apresentação de trabalhos na sala de aula, em outras salas e fora da sala de aula com acompanhamento musical.
·         Confecção de cartazes e mural para exposição de trabalhos realizados.
·         Realização de jogos educativos no laboratório de informática.
      
  




10 – RECURSOS ENVOLVIDOS NO PROJETO
 
        Humanos: professores, alunos e pais.
        Materiais: aparelho de som; instrumentos musicais: flauta; caixa de som; microfone; CDs; fita-cassete; E.V.A.; canetinha; cola; cola-quente; sulfite; máquina digital, computador; Internet – pesquisa (Google); cartolina; T.N.T.


11 – COMO A COMUNIDADE ESCOLAR PODE PARTICIPAR DO PROJETO?

 
A comunidade tem o privilégio de ouvir e ver as apresentações em datas comemorativas como também pode acompanhar a exposição dos trabalhos no mural da escola.       


12 – COMO OS ESTUDANTES “RESPONDERAM” AO PROJETO?
 Os estudantes participam  ativamente dos desafios propostos..
         


13 – PRINCIPAIS DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO?
 
   Verifica-se a necessidade da troca de computadores novos pelos antigos, pois as máquinas que realmente funcionam são poucas.


14 – PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS























Anexos








Fotos etc




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