PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS

A PRODUÇÃO TEXTUAL perpassa praticamente todas as disciplinas como sistematização do conhecimento. É uma atividade que pode ser colocada em prática de diversas maneiras, porém, é interessante que o educando perceba a importância deste fazer pedagógico. Isso varia de acordo com o conteúdo estudado e a disponibilidade de recursos materiais. A partir desse pressuposto, a utilização de diferentes gêneros textuais na aplicação da produção de textos enriquece o trabalho em sala de aula. Como a prática é a melhor forma de aprender a construir bons textos faz-se necessário conhecer os diferentes gêneros textuais, usar temáticas da realidade, da imaginação ou de pesquisa, dentro de uma organização de projeto. Diante disso, procura-se elaborar projetos pedagógicos individualmente ou de preferencia em conjunto com outros educadores, envolvendo o público alvo, utilizando a informática como ferramenta primordial para despertar o interesse dos educandos. Os educados são auxiliados e avaliados o tempo todo enquanto produzem os textos. A avaliação não se limita a princípios normativos da gramática, mas considera o potencial inato de uso da língua. Convém ressaltar que essa metodologia é aplicada tanto na língua Inglesa com na língua Portuguesa.

Professora Alice

quarta-feira, 24 de julho de 2013

            No caminho para escola
         Um pequeno e insignificante esquilo ao atravessar a rua não percebeu que estava sendo atropelado por um carro que muito devagar estava trafegando em direção à uma escola.
          _ Papai, pare o carro, eu vi um filhote...Disse o menino.
          _ Um filhote de quê? Perguntou o pai. 
          _ Não sei, mas parece que vai precisar de cuidados.
         Imediatamente, o menino abre a porta do carro e ajunta o pequeno ser levemente ferido em uma das patinhas. 
         O  pai olha aquela situação, argumenta que o ferimento é leve e que o animal irá se recuperar  sozinho.
        Mas o menino convence o pai a prestar socorro, pois se tratava de um ser criado por Deus e que abandonado poderia sofrer com a situação climática. 
         Minutos depois em comum acordo o pai deixa seu filho na escola e volta para casa com o esquilo embrulhado em seu casaco. 
        Na escola, o menino aproveitou e pesquisou sobre o assunto: como cuidar de um esquilo.
       O estudo resultou em observações por várias semanas. E, além de muitas aprendizagens, o menino conquistou um amigo. O esquilo voltou para seu habitat natural mas, não esqueceu de visitar aqueles que lhe demonstraram amor.

Viagens, Férias, Estudos, Visitas .... tudo de bom

Rumo à Chapada dos Guimarães
Percebe-se a presença das estações do ano - Primavera
E também o inverno com vento frio.